• VISITA DE TRABALHO À EMBAIXADA DO LÍBANO EM CAMBERRA


    AGENDA: EXPERIÊNCIA DIPLOMÁTICA E LAÇOS HISTÓRICOS DE COOPERAÇÃO COM O CONTINENTE AFRICANO.

    Na manhã desta Sexta-feira, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, acompanhado pela Conselheiro Diplomático, Maria de Lourdes Freitas, responsável pelo Sector Consular da Embaixada, deslocaram-se à Embaixada da República do Líbano na Comunidade da Austrália, para um encontro de trabalho, no âmbito das apresentações ao Corpo Diplomático acreditado na Comunidade da Austrália.

    A delegação angolana, foi recebida por Sua Excelência, Milad Raad, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Libano na Comunidade da Austrália, desde 23 de Novembro de 2017. Os diplomatas angolanos, tiveram uma calorosa recepção, correspondendo à conhecida tradição hospitaleira do Povo libanês.

    Sua Excelência, Embaixador Milad Raad, deu as boas vindas aos ilustres visitantes, e saudou o Governo angolano pela abertura da Embaixada na Comunidade da Austrália, país que é o actor principal da sua região, e, igualmente, é a 12° maior economia do mundo.

    Sua Excelência, Embaixador Milad Raad, deu boas vindas "a dobrar" aos Diplomatas angolanos, pois, a Embaixada de Angola, localiza-se na mesma rua que a Embaixada do Líbano, estando a Embaixada do Líbano no N° 1 Mialli Place , O'Malley, e, a Embaixada de Angola, no N° 12 da mesma rua.

    Sobre as Relações Bilaterais entre a República do Líbano e a Comunidade da Austrália, Sua Excelência, Embaixador Milad Raad, deu nota que após conseguir a sua Independência, a 22 de Novembro de 1943, poucos anos depois, em 1948, o Líbano abriu a sua primeira representação na Comunidade da Austrália, o Consulado Geral em Sydney, devido a presença de muitos migrantes libaneses.

    Vinte anos depois, em 1968, o Líbano abriu a sua Embaixada na Comunidade da Austrália, em Camberra, e funciona de forma ininterrupta desde aquela data aos dias de hoje. Sua Excelência, Embaixador Milad Raad, deu nota que existe uma Comunidade libanesa significativa na Comunidade da Austrália, nas mais diversas áreas da economia.

    Esta explicação, levou à uma reflexão sobre a tradição de viagens e migrações dos Povos ancestrais das regiões à que hoje correspondem ao Líbano, tendo como exemplo dos Fenícios, que tiveram uma forte tradição marítima de perto de 2.500 anos no Mar Mediterrâneo, estabelecendo ligações entre a Ásia, África e Europa, havendo registos destes povos, na construção de cidades como Cartago (Tunísia), Cádis (Espanha), Algarve (Portugal), entre várias cidades igualmente importantes.

    Durante o encontro, Sua Excelência, Embaixador Milad Raad, transmitiu igualmente questões sobre o relacionamento entre o Corpo Diplomático acreditado na Comunidade da Austrália e as autoridades locais, em resultado dos seus perto de 8 anos de acreditação em Camberra.

    Por seu lado, Sua Excelência Embaixador António Luvualu de Carvalho, agradeceu pela calorosa recepção, e explicou que havendo esta ligação próxima de vizinhança entre as duas Embaixadas, tudo deve ser feito para garantir um relacionamento auspicioso entre os Diplomatas de ambos os países, mostrando-se muito agradado com a recepção.

    O Chefe desta Missão Diplomática, concordou com a abordagem histórica sobre as migrações, assinalando a presença de várias comunidades libanesas em diversos países africanos, incluindo em Angola. Igualmente, referiu-se à presença notável da Comunidade libanesa na República Federativa do Brasil, com destaque para o sector da Saúde, mencionando o incontornável Hospital Sírio- Libanês.

    Após terem sido abordados outros assuntos de interesse comum na agenda Diplomática em Camberra, ficou marcado um próximo encontro, para dar sequência às questões tratadas.

    Do ponto de vista das Relações Bilaterais entre Angola e o Líbano, em Junho de 2024, em visita de trabalho à Beirute, a convite das autoridades locais,
    o então Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Árabe do Egipto, e acreditado na República do Líbano, Sua Excelência, Embaixador Nelson Cosme, manteve encontros, separadamente, com os Embaixadores Rodrigue el Khourij, Joelle Antoun, Hadi Jaber e Oussama Khavjad, respectivamente, Directores para África, Assuntos Políticos, Assuntos Económicos, e do Protocolo do Estado, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República do Líbano, para dar sequência aos Instrumentos Jurídicos de Cooperação, em negociação entre os dois países, nomeadamente:

    - Acordo sobre o estabelecimento da Comissão Bilateral entre as Repúblicas de Angola e do Líbano;

    - Acordo de Cooperação nos domínios Económico, Científico e Cultural;

    - Acordo sobre Isenção de vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Especiais;

    - Memorando de Entendimento sobre Mecanismos de Consultas Políticas.

    EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA, em Camberra, aos 25 de Julho de 2025.