• SENTIDA HOMENAGEM, AO ANTIGO PRIMEIRO-MINISTRO DO QUÉNIA


    ASSINADO LIVRO DE CONDOLÊNCIAS NO ALTO COMISSARIADO DO QUÉNIA EM CAMBERRA, EM HONRA A RAILA ODINGA
    Na manhã desta Quinta-feira, 23 de Outubro, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, acompanhado pela Conselheiro Diplomático, Responsável pelo Sector Consular, Maria de Lourdes Freitas, deslocou-se ao Alto Comissariado do Quénia na Comunidade da Austrália, para prestar homenagem, ao antigo Primeiro-Ministro da República do Quénia, Raila Amolo Odinga, falecido no passado dia 15 do mês em curso, na República da Índia, onde encontrava-se em consultas médicas.
    A Delegação desta Embaixada, foi calorosamente recebida por Sua Excelência, Dr. Wilson Kipngetich Arap Kogo, que desde Maio de 2024, é o Alto Comissário (Embaixador) do Quénia na Austrália, que na ocasião, se fez acompanhar por outros colaboradores da Embaixada que dirige.
    Na sua mensagem, o Chefe desta Missão Diplomática, em nome do colectivo de funcionários da Embaixada de Angola na Comunidade da Austrália, apresentou as mais sentidas condolências, pelo passamento físico do Professor Raila Odinga, figura carismática que nos últimos 30 anos, marcou o xadrez político no seu país, e, igualmente, no Continente Africano.
    O Embaixador António Luvualu de Carvalho, recordou dos seus tempos na Academia e nos órgãos de imprensa em Angola, o acompanhamento que fez a Visita de Raila Odinga, à Luanda, em Janeiro de 2011, na qualidade de Enviado Especial da União Africana, para abordar questões de interesse continental. Lembrou o Embaixador, que naquela visita, Raila Amolo Odinga, demonstrou uma das suas características, que era de "abordar os assuntos, olhos nos olhos", sendo que igualmente, deu para perceber, que era um homem muito carismático.
    Raila Amolo Odinga, nascido aos 7 de Janeiro de 1945, foi um destacado Professor, um político com grande popularidade no seu país, onde foi o 2° Primeiro-Ministro do Quénia, entre Abril de 2008 e Abril de 2013. Antes destas funções, tinha sido, Ministro das Obras Públicas e Habitação, de 2003 a 2005, e anteriormente, Ministro da Energia, entre Junho de 2001 à Dezembro de 2002. Foi, igualmente, várias vezes, Candidato à Presidente da República.
    Foi, igualmente, Membro do Parlamento do Quénia, entre Janeiro de 1993 a Março de 2013, pelo Círculo Eleitoral de Langata. À nível continental, foi Alto Representante da União Africana para Infraestruturas e Desenvolvimento, entre Outubro de 2018, a Fevereiro de 2023. Recentemente, foi Candidato à Presidente da Comissão da União Africana.
    Devido ao seu falecimento, o Governo do Quénia, decretou 7 dias de Luto Nacional.