Líderes mundiais, com destaque para o Chefe de Estado angolano e Presidente em funções da União Africana (UA), João Lourenço, discutem a partir de hoje, no Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), os principais desafios e oportunidades que se colocam à governação contemporânea.
O evento, cuja cerimónia de abertura acontece hoje sob o lema “Moldando os Governos do Futuro”, vai delinear o papel dos governos na criação de bases sólidas para o desenvolvimento comunitário e sustentável à escala global.
No Dubai, onde desembarcou ontem à noite, o Chefe de Estado angolano foi recebido pelo ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Shakhboot bin Nahyan Al Nahyan, e por membros da delegação angolana que integram a comitiva presidencial.
De acordo com a organização, a agenda da Cimeira está alinhada com as principais transformações globais e os rápidos desenvolvimentos em sectores estratégicos, oferecendo uma abordagem prospectiva sobre governação, economia, inovação e cooperação internacional.
O Chefe de Estado angolano e Presidente em funções da União Africana vai abordar, amanhã, o futuro da governação para o continente africano e as perspectivas para o investimento, num evento promovido desde 2013 pelos Emirados Árabes Unidos.
Na Cimeira, que reúne mais de 45 Chefes de Estado e de Governo, vão ser abordados temas como a Governação Global e Liderança Eficaz, o Bem-estar Social e Desenvolvimento de Capacidades, a Prosperidade Económica e Investimentos Estratégicos, o Futuro Urbano e a Evolução Demográfica, bem como as Realidades Futuras e Fronteiras Emergentes.
Estão ainda previstos, no certame, o lançamento de 36 relatórios estratégicos, elaborados em cooperação com parceiros internacionais de conhecimento, bem como a apresentação da terceira edição do Inquérito Global de Ministros. Além disso, o certame contempla, também, a atribuição de vários prémios internacionais.