• FESTA DOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL, COM A COMUNIDADE ANGOLANA RESIDENTE EM MELBOURNE


    CELEBRAÇÃO DO DIA 11 DE NOVEMBRO, MARCADA PELA CULTURA, ARTE E GASTRONOMIA TRADICIONAL ANGOLANA

    Dando continuidade ao programa estabelecido pela Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, para as Celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, assinalados no dia 11 de Novembro do corrente ano de 2025, após ter sido realizada uma Recepção Oficial, em Camberra, para comemorar os 50 anos de Independência Nacional da República de Angola, naquela que foi a primeira celebração na história, do 11 de Novembro, dia da Independência Nacional de Angola na Capital australiana, o Sector Consular desta Embaixada, e a Associação de Angolanos Residentes em Melbourne, Capital do Estado australiano de Victoria, realizaram a Festa dos 50 anos de Independência Nacional, evento realizado no ⁦The Sunshine City Club.

    A Delegação desta Embaixada, dirigida pelo Chefe de Missão, Embaixador António Luvualu de Carvalho, que integrou a Conselheiro Diplomático, Maria de Lourdes Freitas, responsável pelo Sector Consular, e pela Adido Financeiro, Maria Odete Cristóvão, foi recebida pelo Presidente da Associação de Angolanos Residentes em Melbourne, Geblock Nzuzi Nkailu, que em nome da organização que dirige, deu as boas vindas ao local.

    Esta celebração, contou com vários convidados ilustres, designadamente, os Presidentes de várias associações de Comunidades residentes no Estado de Victoria, cidadãos de vários países que convivem com a comunidade angolana, Empresários, Médicos, Professores, Representantes do poder local,
    bem como convidados do Corpo Consular acreditado no mencionado Estado, referência ao Exmo. Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, Dr.  Nuno de Sousa Carrusca Pereira Godinho, que se fez acompanhar da sua Digníssima esposa, Exma. Sra. Arq. Ruth Wilson.

    Esta Embaixada, felicitou a Associação de Angolanos Residentes em Melbourne, pela Excelente co-organização da Festa dos 50 anos de Independência Nacional da República de Angola na Cidade de Melbourne, pois, a celebração decorreu de forma exemplar, à todos os níveis. A cultura nacional, esteve bem representada, assim como a gastronomia tradicional angolana, com vários pratos na ementa, todos confeccionados por cidadãs angolanas, residentes em Victoria.

    Ouvido o hino nacional, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, procedeu a abertura do evento, com um discurso, onde felicitou todos os angolanos residentes no Estado de Victoria, pelos 50 anos de Independência Nacional, e destacou a forma organizada como se encontra a Comunidade angolana neste Estado, uma vez que as referências apontam o Estado de Victoria e a Cidade de Melbourne em particular, como locais de referência para a maior presença de cidadãos angolanos na Comunidade da Austrália.

    O Chefe desta Missão Diplomática, deu nota que os Serviços Consulares da Embaixada, continuarão em contacto permanente com a Comunidade (este ano, já foram realizados 3 Actos Consulares Itinerantes no Estado de Victoria), e anunciou que estão em preparação técnica, a montagem dos equipamentos, que permitirão o tratamento de outros documentos nacionais na Embaixada em Camberra, para além dos já emitidos actualmente.

    Igualmente, o Presidente da Associação, Geblock Nzuzi Nkailu, dirigiu-se aos presentes, agradecendo pela colaboração de todos, e destacando esta nova era para os angolanos residentes na Austrália, marcada pela abertura da Embaixada, facto que constitui uma "satisfação única e elemento de honra e orgulho", frisou nas suas declarações.

    Do ponto de vista cultural, a festa dos 50 anos de Independência Nacional, em Melbourne, foi animada com música nacional, dança, e performances ao vivo, de orquestras de Cabo Verde, RDC, e Ilhas Maurícias.