• Embaixador António Luvualu de Carvalho, participa em reunião informativa com Chefes das Missões Diplomáticas e Cônsules de Angola


    No prosseguimento da sua agenda diplomática em Luanda, Sua Excelência António Luvualu de Carvalho, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Comunidade da Austrália, participou, no dia 19 de Janeiro, na Reunião Informativa com os Chefes das Missões Diplomáticas e Consulares da República de Angola.

    O encontro realizou-se no Anfiteatro “Afonso Van-Dúnem Mbinda” do Ministério das Relações Exteriores e visou parabenizar os diplomatas recém-nomeados, assim como aprofundar a articulação entre o Ministério e as Missões Diplomáticas e Consulares, com a finalidade de assegurar a execução rigorosa das prioridades traçadas para a política externa de Angola.

    A referida reunião foi presidida por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, e congregou dentre outros, a presença de Sua Excelência Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas d’Abreu, Ministro dos Transportes.

    Durante a sua alocução, Sua Excelência Embaixador Téte António destacou os principais marcos diplomáticos alcançados em 2024, como a eleição de Angola à Vice-Presidência do Bureau da Assembleia da União Africana, factor que colocou Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, na condição favorável de assumir a liderança pro tempore da Organização Continental em Fevereiro de 2025.

    Dentre outros feitos, referiu a eleição de Angola à Membro do Conselho de Paz e Segurança, cujo mandato de dois anos iniciou em Fevereiro do ano transacto e no mês de Julho presidiu aquele órgão importante.

    Outrossim, evidenciou a importância do Processo de Luanda no contexto da pacificação do Leste da República Democrática do Congo e outros esforços pela estabilidade na região dos Grandes Lagos.

    O titular da pasta da diplomacia angolana deu igualmente ênfase à Agenda de 2025, ano singular para Angola, que assumirá a Presidência da União Africana, liderando iniciativas de paz e reconciliação, além de promover o 50° Aniversário da Independência Nacional e outros eventos estratégicos, como a Bienal de Luanda para a Cultura de Paz e Não-Violência.

    Na sequência, Sua Excelência Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas d’Abreu, Ministro dos Transportes, abordou as potencialidades económicas do Corredor do Lobito, apelando ao dinamismo das Missões Diplomáticas na captação de investimentos estrangeiros e no fortalecimento da integração económica regional.

    A apresentação da Agenda da Presidência de Angola na União Africana esteve a cargo do Embaixador Jorge Catarino Cardoso, que focou nas iniciativas estratégicas para a promoção da paz, reconciliação e desenvolvimento sustentável em África.

    Outro ponto pertinente do programa desta reunião informativa, foi abordado por Sua Excelência Embaixador Osvaldo dos Santos Varela, Secretário de Estado para Administração, Finanças e Património do MIREX, que se debruçou sobre o Despacho Presidencial n.º 268/24, de 07 de Novembro, e informou às entidades presentes sobre a Situação Financeira e Patrimonial do Ministério das Relações Exteriores.

    Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, em Camberra, aos 19 de Janeiro de 2025.