Sua Excelência António Luvualu de Carvalho, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Comunidade da Austrália, participou, no dia 23 de Janeiro, em Luanda, de uma acção formativa sobre Gestão Administrativa Digital, na sede do Instituto de Modernização Administrativa (IMA).
A acção formativa, foi dirigida pelo Director Geral do Instituto de Modernização Administrativa, Meick Sandro da Costa Lopes Afonso, que se fez acompanhar de uma equipa multidisciplinar, com os técnicos responsáveis pela gestão da plataforma eletrónica do IMA.
Por sua vez, o Embaixador António Luvualu de Carvalho, esteve acompanhado pelo técnico do Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério das Relações Exteriores, Adérito Ginga.
A formação, teve como objectivo central, orientar o Chefe desta Missão Diplomática, sobre a operacionalização da Plataforma Digital do IMA, onde encontra-se alojado o Site Institucional da Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália.
De um tempo à esta parte, no âmbito das suas atribuições, o IMA tem feito um trabalho de padronização de todas as páginas digitais (Sites) institucionais da República de Angola, tanto para o Governo, como para as Missões Diplomáticas e Consulares da República de Angola.
Igualmente, no âmbito da Agenda para a Transição Digital da Administração Pública "GOVERNO.AO", implementada pelo Governo da República de Angola, o IMA lançou a 23 de Julho de 2023, o Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC), para assegurar maior integração e interoperabilidade dos serviços consulares, com o objectivo de elevar a qualidade dos serviços consulares prestados aos cidadãos angolanos na diáspora.
Segundo informação do IMA, o SIGGEC, que funciona em coordenação com o Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), foi desenvolvido com o objectivo de garantir a segurança da informação produzida pelas Missões Diplomáticas e Consulares (MDCs) em uma infra-estrutura tecnológica nacional e centralizada.
Essa implementação visa eliminar a dependência de sistemas tecnológicos fragmentados no processo de gestão consular, assegurando, assim, a soberania digital de Angola.
Diante de toda informação que recebeu, o Embaixador António Luvualu de Carvalho, considerou a formação como uma mais-valia para o conhecimento específico do funcionamento destas importantes ferramentas disponibilizadas pelo IMA, e prometeu promover o conhecimento adquirido, junto de outros Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares da República de Angola.
Relativamente ao Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC), o Embaixador António Luvualu de Carvalho, considerou a plataforma como sendo de extrema importância, pois, ajudará os Serviços Consulares da Embaixada de Angola na Comunidade da Austrália, no trabalho de localização e inscrição dos angolanos residentes na Austrália e na região do Pacífico, tornando mais fácil o processo de assistência Consular há muito solicitado.
Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, em Camberra, aos 23 de Janeiro de 2025.