DIA DO HERÓI NACIONAL, CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ, NA OCEANIA.
Na manhã desta Terça-feira, 30 de Setembro, último dia do mês dedicado às Celebrações do dia do Herói Nacional, a Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, realizou uma exposição, para pela primeira vez, assinalar esta efeméride, neste país da Oceania.
A exposição sobre a Vida e Obra do Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, foi realizada no prestiado Muzeu Nacional da Austrália, na Cidade de Camberra, sob a bandeira do 50° Aniversário da Independência Nacional, e sob o lema, "Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor".
Estiveram presentes no evento, Autoridades locais, Membros do Corpo Diplomático acreditado na Comunidade da Austrália, Académicos, investigadores interessados em questões relacionadas com a literatura africana, e Membros da Comunidade Angolana residente na Cidade de Camberra.
Na sua intervenção na abertura da
exposição, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, destactou os feitos políticos protagonizados pelo Dr. António Agostinho Neto, líder político que proclamou a Independência de Angola, destacando-se por este facto como sendo o digno e ilustre Fundador da Nação.
Foi igualmente destacado o papel desempenhado pelo Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, enquanto Médico, e igualmente como poeta de grande referência, sendo por este facto considerado o "Poeta Maior" da literatura angolana.
Na sua interacção com os presentes, enquanto apresentava a exposição, António Luvualu de Carvalho, realçou a contribuição do Presidente, Dr. António Agostinho Neto, na libertação de Angola e de África no geral, com particular realce para a África Austral, tendo a Angola Independente, feito parte dos "Países da Linha da Frente", que tiveram como objectivo principal, a "libertação total" da África Austral, sendo que o Chefe desta Missão Diplomática, realçou igualmente, os esforços feitos pelo Presidente, Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, para a manutenção da integridade do Território Nacional de Angola.
Os feitos culturais, protagonizados pelo Primeiro Presidente da Angola independente, Dr. António Agostinho Neto, foram igualmente destacados, com referências à promoção da cultura no país já independente, e à outros feitos, como o Doutoramento Honoris Causa, que lhe foi atribuído, em 1978, pela Universidade de Lagos na Nigéria, feito registado nas mais de 150 imagens sobre a vida e obra do Fundador da Nação, exibidas no Museu Nacional da Austrália.
Durante a exposição, foi exibido um Documentário, sobre a vida e obra do Fundador da Nação, e estiveram em exposição, vários livros sobre os feitos do Fundador da Nação, em inglês, português, francês e hindi, livros estes, doados à esta Embaixada, pela Fundação Dr. António Agostinho Neto, à quem o Chefe desta Missão Diplomática, agradeceu publicamente pelo gesto, que certamente irá contribuir, para a difusão do legado do poeta maior da literatura angolana, e Presidente Fundador da Nação.
EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA, em Camberra, aos 30 de Setembro de 2025
-
AUSTRALIA NATIONAL MUSEUM, ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRRE A VIDA E OBRA DO FUNDADOR DA NAÇÃO, DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO.