LANÇADAS AS BASES PARA A CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ANGOLANOS RESIDENTES EM WESTERN AUSTRALIA
Conforme programado para esta primeira visita de trabalho ao Estado de Western Australia, mais concretamente, na sua Cidade Capital, Perth, a Delegação da Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, dirigida pelo, Chefe de Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, e integrada pelas Senhoras Conselheiro Diplomático, Maria de Lourdes Freitas, responsável pelo Sector Consular, e Maria Odete Cristóvão, Adido Financeiro, realizou na manhã deste Sábado, o encontro com a Comunidade angolana residente.
Aos presentes, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, agradeceu pelo facto de terem tirado do seu tempo ao Sábado, para virem ao encontro da Embaixada, neste que foi o primeiro encontro com a Comunidade angolana residente no Estado de Western Australia, e que serviu igualmente, para apresentar a Embaixada, recentemente aberta na Comunidade da Austrália, aos nossos concidadãos residentes neste Estado.
O Embaixador António Luvualu de Carvalho, explicou aos presentes, que ao abrir a Embaixada na Comunidade da Austrália, o Governo da República de Angola, pretende incrementar as relações de cooperação com o país anfitrião, e, igualmente, tem como prioridade cimeira, a assistência aos cidadãos angolanos residentes na Comunidade da Austrália, e nos países de jurisdição desta Embaixada.
Por isso, explicou que a Embaixada está aberta e ao serviço dos cidadãos angolanos residentes em todo o território australiano, e que os mesmos devem procurar a Embaixada, para resolver todos os assuntos que entendam que devem ser tratados pela Embaixada ou por via da Embaixada.
Em resposta, os cidadãos angolanos residentes em Western Austrália, mostraram-se muito satisfeitos pelo facto de o Governo angolano ter decidido pela abertura da Embaixada em Camberra, e deram nota que as suas preocupações durante estes anos todos, centram-se nas seguintes questões:
- Emissão ou renovação do Passaporte angolano;
- Emissão ou renovação do Bilhete de identidade;
- Emissão de Cédulas e Certidões de nascimento;
- Emissão do Certificado de Registo Criminal.
Os cidadãos angolanos residentes, acreditam que com a abertura da Embaixada na Austrália, e com a emissão destes documentos, certamente que muitos angolanos residentes, irão se aproximar à Embaixada, uma vez que existe um bom número de angolanos com documentos caducados, e que não tinham possibilidades de deslocar-se aos países vizinhos, para renovar a sua documentação.
O Chefe desta Missão Diplomática, garantiu que estas solicitações, serão transmitidas ao Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), para que o quanto antes, todos os equipamentos necessários para a resolução destas preocupações de carácter Consular, sejam atendidas na Embaixada em Camberra.
Neste encontro, o Sector Consular da Embaixada, realizou um Acto Consular Itinerante, que permitiu aos presentes, registarem-se na Embaixada, e registarem igualmente os seus filhos e outros familiares angolanos cá residentes, que por algum motivo, não se puderam fazer presentes.
O Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, aconselhou aos presentes, a formação de uma Associação, para que haja uma entidade com personalidade jurídica, que possa servir de elemento de ligação com as autoridades locais, e outras Associações existentes, sejam de Angolanos ou de outras geografias.
Após análise e debates produtivos, escolheu-se a designação de: "Associação de Angolanos Residentes em Western Australia", e ficou decidido que brevemente, será organizada a Assembleia Constitutiva, para a Eleição dos Órgãos Sociais, criando-se assim esta Associação.
Os registos existentes, apontam para a existência de uma significativa Comunidade angolana no Estado de Western Australia, pela sua proximidade com a República da África do Sul (sensivelmente 9 horas de avião), havendo muitos angolanos que antes de residirem na Austrália, residiram ou tiveram passagem pela África do Sul.
A Comunidade angolana em Western Austrália, está bem inserida socialmente, registando-se praticamente o pleno emprego, com especialidades diversas, desde Engenheiros de Minas, Médicos, Professores, Chefs de culinária, Especialistas em artes e ofícios, Técnicos de construção civil, entre outras profissões.
Existentem igualmente angolanos empreendedores em Western Austrália, como a Senhora Armanda da Luz (sentada à esquerda do Chefe desta Missão Diplomática), natural de Sawilala, na Província do Huambo,
residente na Austrália há 36 anos, a Senhora Armanda da Luz, é uma celebridade na Cidade de Perth, pois, é proprietária da empresa Armanda' S Cusine, que nas duas últimas décadas, é uma referência incontornável no que se refere à culinária africana em Western Austrália.
Do grupo empresarial da Senhora Armanda, faz parte o Café Pastel, localizado no centro de Perth, que é conhecido como o local que serve os "melhores pastéis de natas de Perth", tornando-se assim em uma referência incontornável para os falantes de língua portuguesa.
A Senhora Armanda da Luz, participa em vários programas televisivos na Austrália, especializados em culinária, prepando sempre pratos tradicionais angolanos, com os quais, já venceu vários prémios, entre os quais, duas medalhas de Prata, nas categorias principais.
Como este exemplo, certamente que existirão outros, de cidadãos angolanos, residentes na Comunidade da Austrália, que são referências nos locais onde vivem, e que esta Embaixada, está disponível para conectar com as outras Comunidades Angolanas residentes, bem como para levar estas histórias de superação e sucessos, ao conhecimento de todos os angolanos!.
EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA, em Camberra, ao 9 de Agosto de 2025.