EMBAIXADA DE ANGOLA, PRESENTE NO ACTO CENTRAL, REALIZADO NO AUSTRALIAN WAR MEMORIAL
Na manhã do dia 11 de Novembro, a Comunidade da Austrália, assinalou o 107° aniversário do final da Primeira Guerra Mundial, com várias Cerimónias dedicadas ao momento da assinatura do Armistício, que terminou a Primeira Grande Guerra.
Às 11 horas, 11 minutos, do dia 11, do mês 11, fez-se um minuto de silêncio, para honrar todas as vítimas deste primeiro grande conflito à escala global, que teve o seu fim, às 11 horas, 11 minutos, do dia 11 de Novembro de 1918, quando registou-se o calar das armas, na Frente Ocidental.
Esta cerimónia, representa um simbolismo particular para a Comunidade da Austrália, que perdeu 60 mil cidadãos seus na Primeira Guerra Mundial.
Do acto central deste ano, em Camberra, fizeram parte, Sua Excelência, Honoravel Governadora Geral da Comunidade da Austrália, Sam Mostyn AC, Sua Excelência, Primeiro-Ministro da Comunidade da Austrália, Anthony Albanese, estiveram entre as várias figuras de Estado, que depositaram uma coroa de flores, no Memorial dedicado às vítimas de vários conflitos.
Em várias Cidades da Austrália, o momento foi marcado, pela mesma solenidade.
Em Brisbane, Sua Alteza, Princesa Real, Anne Elizabeth Alice Louise, que encontrava-se em tour pela Austrália, depositou uma coroa de flores, em Gallipoli Barracks, nos arredores da localidade de Enoggera, e efectou um minuto de silêncio, em memória das vítimas do conflito.
Esta visita de Sua Alteza, Princesa Real, Anne Elizabeth Alice Louise, teve um simbolismo particular, porque aconteceu durante as celebrações do 100° Aniversário do Royal Australian Corps of Signals (Corpo de apoio ao combate do Exército Australiano, responsável pela instalação, manutenção e operação de todo o tipo de equipamentos de telecomunicações e sistemas de informação), do qual Sua Alteza, Princesa Real, Anne Elizabeth Alice Louise, é a Coronel em Chefe.
A cerimónia em Camberra, contou com a participação da sociedade civil, estudantes dos mais variados níveis, Veteranos de guerra, e do Corpo Diplomático acreditado na Comunidade da Austrália, que desde 2019, não participava desta actividade, em função das limitações impostas pela pandemia Mundial do COVID-19.
Esta Embaixada, foi representada pelo Chefe de Missão, Embaixador António Luvualu de Carvalho, que depositou uma coroa de flores, no Memorial dedicado às vítimas deste conflito, que se fez acompanhar, pela Conselheiro Diplomático, Responsável pelo Sector Consular, Maria de Lourdes Freitas.
EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA, em Camberra, aos 14 de Novembro de 2025