CANDIDATURAS À ORGANISMOS INTERNACIONAIS, COOPERAÇÃO COM A CÂMARA DE COMÉRCIO AUSTRÁLIA/ ÁFRICA E PREPARAÇÃO DE EVENTOS COM INVESTIDORES NA AGENDA DO DIA.
Com o objectivo de dar continuidade aos preparativos em curso, para a participação dos países africanos nos próximos eventos internacionais direccionados para África, a terem lugar na Comunidade da Austrália, bem como para manter a coordenação em importantes questões de interesse colectivo, o Grupo de Embaixadores Africanos acreditados na Comunidade da Austrália, respectivamente, África do Sul, Argélia, Angola, Botswana, Egipto, Etiópia, Ghana, Kenia, Líbia, Ilhas Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Uganda, Zâmbia e Zimbabué, numa organização da Embaixada da Líbia, reuniu-se esta manhã, nas instalações do histórico Hotel Hyatt Camberra, para mais uma sessão de trabalho.
Neste evento, em que a Embaixada da República de Angola na Comunidade da Austrália, foi representada pelo seu Chefe de Missão, Embaixador António Luvualu de Carvalho, participaram igualmente na qualidade de Convidados Especiais, para uma intervenção no último terço da Reunião, dois representantes da Câmara de Comércio, Austrália/ África, designadamente, a Sra. Margaret Brett, Directora de Operações, e o Sr. Linton Tarisai, Membro do Comité Executivo, que viajaram de Melbourne para Camberra, para participar desta Reunião.
Da agenda de trabalhos, mereceu destaque, a avaliação aos preparativos para a participação das Delegações africanas, nos eventos internacionais a terem lugar nos próximos meses na Comunidade da Austrália, direccionados para África, nomeadamente:
- África Down Under; a ter lugar de 3 a 5 de Setembro do ano em curso. 23° Edição deste Congresso Internacional sobre Minas e Energias, realizado desde o ano de 2003, pelo Grupo Paydirt Media, no Centro de Convenções de Pan Pacific, na Cidade de Perth.
O evento, realiza-se em alinhamento com a “Semana de África”, que compreende uma semana inteira de eventos importantes sobre Investigação, Educação, Infraestruturas, Desenvolvimento Sustentável,
Capacitação, Energia, Cinema e Artes.
Nesta edição de 2025, estão previstos números médios de participantes, entre 4 a 5 mil Delegados, entre representações governamentais e empresariais. A República de Angola, está convidada a participar do evento;
- Conferência International Sobre Minas e Recursos + Expo (IMARC), a ter lugar entre 21 e 23 de Outubro do ano em curso, no Centro Internacional de Conferências (ICC) da Cidade de Sydney.
Em termos conceptuais, o IMARC,
é o maior evento de mineração da Austrália, que tem como foco, conectar líderes globais das várias Indústrias de Mineração.
A edição deste ano, tem como lema, “Fortalecimento das cadeias de abastecimento, optimização de custos e aumento da produtividade”, sendo que os diversos painéis da Conferência, abordarão temas candentes, como a resiliência empresarial, as inovações tecnológicas e a eficiência operacional.
No que diz respeito à outros pontos da Agenda de trabalhos, foram analisadas questões ligadas à Cooperação entre o Grupo de Embaixadores Africanos com a Diáspora Africana na Comunidade da Austrália, bem como questões internas de funcionamento.
Durante a reunião, a Embaixada do Kenia, apresentou a Candidatura da Exma Professora Phoebe Okowa, à Corte Internacional de Justiça, em eleições que terão lugar em Novembro próximo, na Cidade de Nova Iorque. Para esta vaga reservada ao Continente Africano, estão igualmente a concorrer, candidatos da Nigéria e Serra Leoa.
No final do encontro, os representantes da Câmara de Comércio, Austrália/ África, Margaret Brett, e Linton Tarisai, fizeram uma apresentação sobre a Agenda que esta importante organização, pretende implementar, na sua relação com o continente africano, com enfoque para a cooperação e captação de investimentos, em sectores fora do sector mineiro, que neste momento, domina as relações entre a Comunidade da Austrália e o Continente Africano.
EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NA COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA, em Camberra, aos 20 de Agosto de 2025.